Deve-se consumir o vinho em harmonia com a refeição, o clima e em copos adequados para preservar a qualidade.
- Os mais encorpados, como o tinto e o porto devem ser consumidos no nordeste, preferencialmente em locais climatizados.
- Os vinhos não devem ser consumidos gelados.. Os brancos, a temperatura indicada fica entre 8 e 13 graus. Os rosados entre 12 e 16 graus e os mais encorpados, como os tintos, entre 13 e 18 graus.
- A escolha do copo é importante, pois permite enfatizar todas as virtudes do vinho. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com o pé, que permite que se segure sem aquecer a bebida. Os ideais são os de cristal ou vidro, de paredes finas e inteiramente lisos. No caso do espumante, o indicado é o copo tipo flauta e não os de boca larga, que fazem com que o vinho perca o gás mais rapidamente.
- O vinho deve ser consumido rapidamente depois de aberto, de preferência no mesmo dia, pois, em contato com o ar, ele oxida e começa a perder suas qualidades.
- Não deixar que o saca-rolha atravesse inteiramente a rolha. Isso pode esfarelá-la e deixá-la em contato com o vinho, criando dificuldade na avaliação do produto, principalmente nos mais antigos.
- O prato e o vinho devem se harmonizar e não se sobrepor. Pratos com sabores e molhos mais pronunciados pedem vinhos tintos e os mais leves combinam com vinho branco. Se possível, o mais interessante é combinar pratos regionais com vinhos locais.